20 a 22 de março de 2020

20 de março de 2020

CENTRO DE CONVENÇÕES REBOUÇAS SÃO PAULO - SP

Programação

Curso 1 – Técnica dos Nados Crawl e Costas

Curso 1 – Técnica dos Nados Crawl e Costas

Curso 2 – Bebê Aquático

MINICURSO - OS TIPOS CONSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS SENTIDOS

Curso 2 – Bebê Aquático

MINICURSO - OS TIPOS CONSTITUCIONAIS E DESENVOLVIMENTO DOS SENTIDOS

Curso 3 – Alterações sensório motoras no Autismo

CICLO DE PALESTRAS

Curso 3 – Alterações sensório motoras no Autismo

CICLO DE PALESTRAS

Fazer minha inscrição

Pagamento em até 4x sem juros até 02 de Março

Palestrantes

THIAGO FERREIRA

Mestre em Ciências com Aplicação a Fisiologia do Exercício pela UNIFESP; Coordenador Adjunto e professor do curso de Educação Física do Centro Universitário FMU; Coordenador dos cursos de Pós-graduação de Atividades Aquáticas pela FMU e Estácio de Sá; Master Trainer Nacional Acqua da rede de Academias Bodytech. Técnico de Natação Universitária da Escola Paulista de Medicina.

ROSSANA PUGLIESE

Doutora em Psicologia Social (UERJ); Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB); Especialista em Psicomotricidade (UCAM); Graduada em Educação Física (UFRJ). Possui Formação em Psicanálise e na Prática Psicomotora Bernard Aucouturier. Professora do IBMR e da Universidade Estácio de Sá. Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu na UNISAUDE EDUCACIONAL. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Criança - LABESCRI® e do Laboratório de Estudos do Movimento – LABMOVI/ IBMR. Autora do livro Bebê Aquático. Mentora e Responsável Técnica do MÉTODO BABYGYM®. E mãe!

AUDREY PELLEGRINI

Educadora Física, Pós-Graduada em Psicopedagogia com formação em Medicina Antroposófica e Aconselhadora Biográfica. Atuação em São Paulo como psicopedagoga, aconselhadora biográfica, com orientações para pais sobre o desenvolvimento infantil.

TARITA INOUE

Fisioterapeuta graduada pela USP (Campus SP); Pós-graduada em Psicomotricidade (VemSer); Fisioterapeuta em Pneumologia (UNIFESP) e Fisioterapia Cardiovascular (IDPC); Certificada (módulo I e IV), em Integração Sensorial pela Clínica Ludens em parceria com WPS e Universidade do Sul da California, Cursos específicos em TEA como PECS, SON-RISE, AT EASE Learning, Fisioterapeuta do centro de reabilitação do instituto do câncer do estado de São Paulo na faculdade de medicina da USP e Mãe do Lucas (10 anos) com autismo.

SANDRA MADORMO

Foi nadadora durante sua infância e adolescência, e seguindo sua paixão se formou em educação física e se especializou em natação para bebês e crianças, atividade que exerce há mais de 38 anos, em diferentes funções – auxiliar, professora, coordenadora e diretora técnica. Com pós-graduação em psicomotricidade, também fez cursos nos EUA e na França. Ministra aulas de pós-graduação em natação infantil e bebês além de ser palestrante nacional e internacional, tendo se apresentado até o momento em 12 países. Sandra é cofundadora do INATI, CBNI, ABPNI e do SIGEN e cocriadora da campanha Novembro – Mês Nacional de Segurança Aquática. Por 25 anos foi coproprietária da academia Via Esporte. Ela faz parte da AIDEA - Asociación Iberoamericana de Educación Acuática Especial e Hidroterapia com sede na Espanha e recentemente foi reconhecida por seu trabalho com o Prêmio Mundial Buenas Práticas Inclusivas pela Associacion Mundial de Educacion Especial com sede em CUBA.

RAFAELE MADORMO

Graduado em Comunicação Social e Marketing com pós-graduação e MBA nessas áreas. Trabalhou em grandes empresas nacionais e internacionais de saúde e esporte antes de voltar seu foco para a natação infantil. É cofundador do INATI, CBNI, ABPNI e do SIGEN e cocriador da campanha Novembro – Mês Nacional de Segurança Aquática. Por 25 anos foi coproprietário da academia Via Esporte. Já palestrou em 9 países. Rafaele é um dos conselheiros da ISSA - International Swim Schools Association, entidade que reúne mais de 20 países, com sede na Austrália, criada para desenvolver a natação infantil e as escolas de natação no mundo. Também foi presidente da UNEN - União Nacional das Escolas de Natação. Ele recebeu o prêmio Kelly Ogle Memorial Safety Award da World Waterpark Association dos EUA, como reconhecimento pelo seu trabalho com segurança aquática.

JULIE ZANCANARO

Julie é palestrante em conferências internacionais sobre natação de bebês e esportes aquáticos adaptados há mais de 25 anos. Originalmente Terapeuta Ocupacional Pediátrica, ela agora está concluindo um Mestrado em Pesquisa em Primeira Infância. Defensora do respeito aos direitos dos bebês na educação aquática, Julie faz campanha por uma autorregulação mais forte da indústria. Ela ajudou a desenvolver os cursos australianos de acreditação para bebês e pré-escolas - para AUSTSWIM e Swim Australia.

NUNO BATALHA

Professor na Universidade de Évora (Portugal), onde é o Diretor do Departamento de Desporto e Saúde. Doutorado em Ciências do Desporto. Possui Licenciatura em Educação Física e Desporto e Mestrado em Treino de Jovem Atleta. É investigador - membro integrado do CHRC - Comprehensive Health Research Center. É também vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação. No seu currículo conta com várias publicações em revista internacionais com impacto, essencialmente na área da performance desportiva, treino de força e reforço muscular no âmbito da prevenção de lesões.

LIANA TUBELO

Mestre em Educação, Especialista em Neuropsicologia, Ciências do Movimento Humano, Prof. Educação Física, psicomotricista e brinquedista pela ABBri. Professora em pós-graduação de IES do Brasil, palestrante, colunista e autora de livros.

CLAUDIA HOFFELDER

Profissional de Educação Física pela UNISA, Psicomotricista pelo GAE, Terapeuta de Reorganização Neurofuncional pelo Padovan e Neuropsicopedagoga pela Censulpeg. Atuou como professora de natação de bebês e infantil por 10 anos, ministra aulas em pós-graduação e é palestrante.

PATRICIA TOTARO

É referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995. Criou a metodologia Trilha da Experiência para desenvolver os projetos de arquitetura de forma estratégica levando em conta as necessidades de cada negócio. Graduada pela Universidade Mackenzie e com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV; palestrante nos principais eventos esportivos, como IHRSA I Fitness Brasil, o mais importante da América Latina; Ihrsa I Mexico; Mercado Fitness I Argentina, Europe Active entre outros e professora convidada do curso Gestão Executiva da FB e do MBA em Gestão de Academias de Ginástica da PUC Minas.

ROGÉRIO SOARES

Formado em Educação Física pela FMU, Pós-graduado em Administração de Empresas pela FMU. Especialista em marketing pela MMS. Possui 33 anos de experiência em escolas de natação. Consultor no setor desde 1994 e proprietário da Rubel escola de natação com 5 unidades em SP.

MAURO MANIGLIA

Engenheiro Metalurgista pela Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Sócio Proprietário da Mergulho Sport Center fundada em 1991 – Araxá Unidades I e II: natação e hidroginástica. Sócio proprietário da Evox – Centro de Treinamento, convivência e bem-estar – 1997. Arrendatário área aquática Colégio Salesiano - 2000. Sócio Proprietário da Franquia Xprime Academia Araxá – fundada em 2018. Palestrante da Provider Solutions – São Paulo e FitGroup – BH. Incorporador do Balanced Scorecard em academias de ginástica e natação

THEO MILLWARD

É graduado pela Universidade de Lancaster com bacharelado em administração de empresas. Tem experiência na IBM em consultoria de TI e Finanças na Grant Thornton. Em 2016, após 5 anos de experiência na Associação de Professores de Natação do Reino Unido, Theo aproveitou a oportunidade para comprar a maior escola de natação independente e premiada do Reino Unido, a Swimtime.

DENY ZANCANARO

Deny é um treinador de nível 2 com 35 anos de experiência no desenvolvimento de jovens nadadores com a filosofia de nadarem bem e amarem o esporte - com muitos competindo nos campeonatos nacionais Australianos e nos campeonatos do Pan-Pacífico. Ele também orientou e inspirou muitos desses nadadores talentosos a se tornarem treinadores de natação de sucesso. Deny se apresentou em conferências australianas e internacionais e, desde 2014, trabalha com sua esposa Julie, para ajudar a desenvolver o primeiro currículo e programa de treinamento de professores para comunidades indígenas do Pacífico, o Let's Swim.

RENATA RODRIGUES

Graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Pós-Graduada em ATIVIDADES AQUÁTICAS-UGF. Pós-Graduada em PSICOMOTRICIDADE-UNESA. Formada em Educação e Terapia Bernard Acouturrirer Coordenadora Pedagógica das Atividades Aquáticas da Universidade da Saúde RJ. Gerente do Depto. Aquático Cia Athletica-RIO. Supervisora do Programa Baby Cia Athletica-RIO. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino – RJ. Professora da Pós-Graduação em Psicomotricidade – UCB/RJ. Professora da Pós-Graduação em Natação e Hidroginástica – UGF/RJ/UCB e ENAF. Conselheira do CREF 1 Rio de Janeiro. Palestrante em diversos Congressos no Brasil, Uruguai e Argentina. Acadêmica fundadora da ABPNI.

JOCIAN MACHADO

Professora de Educação Física. Psicomotricista pela SBP. Formadora da Psicomotricidade Aquática no Brasil e exterior. Mestre em Educação Especial, Neuropsicologia e Exercício e Saúde. Diretora da Água & Vida – Curitiba – PR. Autora de vários livros. Acadêmica da ABPNI

FABRÍCIO MADUREIRA

Mestre em aprendizagem motora – USP. Pós-graduado em Fisiologia do Exercício – UNIFESP e Treinamento Desportivo – UNIMES; Titular das cadeiras de Natação e Aprendizagem Motora – FEFIS, UNIP e UNIMONTE; Titular da cadeira de Anatomia dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Educação Física – UNIP. Professor de pós-graduação – UNIMONTE, UNISANTA, UNICEUMA e ENAF; Membro do Laboratório de Comportamento Motor (LACOM) – USP e Coordenador do Grupo de Estudos e Tecnologia em Atividades Aquáticas (GETAA) – Santos. Revisor técnico da Editora Manole. Autor de mais 200 publicações em congressos nacionais e internacionais. Acadêmico fundador da ABPNI.

DENISE ARAÚJO

Licenciada em Educação Física – CREF 000080-G/MA. Certificação NSSA (México 1997) Pós-graduada em Ciências do Esporte. Especialista em Psicomotricidade – França. Presidente da União Nacional das Escolas de Natação gestões 1999 e 2008. Presidente do CREF da Seccional do Maranhão – desde 2008. Sócia-proprietária da ACADEMIA VIVA ÁGUA – São Luís – MA; e Diretora Pedagógica. Acadêmica fundadora da ABPNI

ANA CLÁUDIA

Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná – UFPR – CREF 029348-G/PR Mestranda em Psicologia do Esporte pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Senso Educação Física UEM/UEL, pesquisas relacionadas a autismo e natação. Membro do Programa LUNA CEMS – Ludicidade na Natação Adaptada, atuando como professora (autismo e outros transtornos e síndromes) e pesquisadora dentro do Programa.

Local do evento

CENTRO DE CONVENÇÕES REBOUÇAS - SÃO PAULO - SP

Centro de Convenções RebouçasAv. Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 23 – Pinheiros, São Paulo – SP

(11) 3898-7850 – www.convencoesreboucas.com.br

Hospedagem

Preços

12º Congresso Brasileiro de Natação Infantil

  • Ciclo de palestras
    Até 31 Jan: R$ 385,00
    Até 02 Mar: R$ 423,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 464,00
  • 1 Curso pré-congresso
    Até 31 Jan: R$ 219,00
    Até 02 Mar: R$ 241,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 252,00
  • 2 Cursos pré-congresso
    Até 31 Jan: R$ 384,00
    Até 02 Mar: R$ 422,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 463,00
  • 3 Cursos pré-congresso
    Até 31 Jan: R$ 549,00
    Até 02 Mar: R$ 604,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 664,00
  • Minicurso
    Até 31 Jan: R$ 119,00
    Até 02 Mar: R$ 131,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 144,00
  • 1 Curso pré-congresso + minicurso
    Até 31 Jan: R$ 299,00
    Até 02 Mar: R$ 329,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 362,00
  • 2 Cursos pré-congresso + minicurso
    Até 31 Jan: R$ 441,00
    Até 02 Mar: R$ 485,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 534,00
  • 3 Cursos pré-congresso + minicurso
    Até 31 Jan: R$ 591,00
    Até 02 Mar: R$ 650,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 715,00
  • Ciclo de palestras + 1 curso
    Até 31 Jan: R$ 529,00
    Até 02 Mar: R$ 582,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 640,00
  • Ciclo de palestras + 2 cursos
    Até 31 Jan: R$ 673,00
    Até 02 Mar: R$ 740,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 814,00
  • Ciclo de palestras + 3 cursos
    Até 31 Jan: R$ 819,00
    Até 02 Mar: R$ 877,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 965,00
  • Ciclo de palestras + mini curso
    Até 31 Jan: R$ 444,00
    Até 02 Mar: R$ 488,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 537,00
  • Ciclo de palestras + 1 curso + minicurso
    Até 31 Jan: R$ 639,00
    Até 02 Mar: R$ 703,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 773,00
  • Ciclo de palestras + 2 cursos + minicurso
    Até 31 Jan: R$ 784,00
    Até 02 Mar: R$ 862,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 948,00
  • Ciclo de palestras + 3 cursos + minicurso
    Até 31 Jan: R$ 929,00
    Até 02 Mar: R$ 1022,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 1124,00

2º Simpósio Internacional de Gestão de Escolas de Natação

  • SIGEN
    Até 31 Jan: R$ 360,00
    Até 02 Mar: R$ 399,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 439,00
  • CBNI Ciclo de Palestras + SIGEN
    Até 31 Jan: R$ 659,00
    Até 02 Mar: R$ 725,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 878,00
  • CBNI Ciclo de Palestras + 1 Curso + SIGEN
    Até 31 Jan: R$ 849,00
    Até 02 Mar: R$ 939,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 1025,00
  • CBNI Ciclo de Palestras + 1 Curso + Minicurso + SIGEN
    Até 31 Jan: R$ 949,00
    Até 02 Mar: R$ 1079,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 1178,00
  • SIGEN + Minicurso
    Até 31 Jan: R$ 423,00
    Até 02 Mar: R$ 454,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 489,00
  • SIGEN + 1 Curso
    Até 31 Jan: R$ 509,00
    Até 02 Mar: R$ 537,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 569,00
  • SIGEN + 1 Curso + Minicurso
    Até 31 Jan: R$ 616,00
    Até 02 Mar: R$ 662,00
    A Partir de 03 Mar: R$ 709,00

Fazer minha inscrição

Pagamento em até 4x sem juros até 02 de Março

Informações para os congressistas

Regras e Orientações

Conforme Lei Federal nº 9.610 referente aos direitos autorais, de 19 de fevereiro de 1998, é terminantemente proibida a gravação de imagens de qualquer palestra ou curso do congresso.

É possível cancelar a participação no evento até 7 dias após a compra com a devolução integral do valor pago. A partir de 8 dias da compra, não há possibilidade de cancelamento com a devolução de dinheiro. Há a possibilidade de transferência da inscrição para uma outra pessoa ou, ainda, gerar um crédito no valor pago para um próximo evento do organizador.

  • A organizadora não se responsabiliza por casos fortuitos e de força maior ou ocasionados por terceiros que obriguem o cancelamento do evento.
  • Em caso de cancelamento provocado pela organizadora a reparação fica restrita aos valores a ela pagos pela inscrição, não cabendo qualquer outro tipo de ressarcimento de despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação.
  • Procure efetuar seu credenciamento, no mínimo, 45 minutos antes do início para fazer o processo com tranquilidade.
  • Ao fazer sua inscrição no evento 2º Simpósio Internacional de Gestão de Escola de Natação e/ ou do 12º Congresso Brasileiro de Natação Infantil você está automaticamente cedendo sua imagem e voz para a INATI e ALLIANCE FITNESS para fins comerciais ou promocionais.
    Caso não queira autorizar o uso de sua imagem favor mandar email para contato@alliancefitness.com.br nos informando para podermos identificá-lo.
  • É obrigatório apresentação de documento válido com foto.
  • Não é permitida a retirada de credencial por terceiros.
  • Quando finalizar a sua compra no site você irá receber um e-mail com as informações do seu pedido.
  • Quando seu pagamento for aprovado você receberá outro e-mail. confirmando a sua inscrição. Este é o seu comprovante de inscrição
  • Leve o comprovante de inscrição impresso ou digital para retirar sua credencial.
  • Todas as inscrições estão sujeitas à disponibilidade de vagas e só estarão confirmadas após a aprovação do pagamento.
  • Todos os certificados serão digitais.
  • Os certificados e os materiais disponibilizados pelos palestrantes estarão disponíveis para download 30 dias após o evento.
  •  

Se ainda persistir alguma dúvida

Preencha o formulário de contato ou envie email para contato@alliancefitness.com.br ou ainda, ligue para (11) 4328-5358 ou Whatsapp: (11) 98896-6555

Contato

(11) 4328-5358

contato@alliancefitness.com.br

2019 © Alliance Fitness - Todos os direitos reservados.

Sexta-feira 20 de Março CENÁRIO NACIONAL

09:00 às 10:00 horas

E aí, está preparado para a nova década? Reflexões sobre os múltiplos desafios e oportunidades que estão no horizonte da nova era.

Na palestra vão ser abordadas as transformações que o mercado de escolas de natação e seus congêneres estão passando e os diferentes caminhos por onde o negócio aquático pode evoluir. Ao final dos 60 minutos, a intenção é oferecer aos participantes uma perspectiva sobre o segmento que os faça refletir sobre suas estratégias de curto, médio e longo prazos

RAFAELE MADORMO

Formado em Comunicação Social e Marketing com pós-graduação e MBA nessas áreas. Trabalhou em grandes empresas nacionais e internacionais de saúde e esporte antes de voltar seu foco para a natação infantil. É cofundador do INATI, CBNI, ABPNI e do SIGEN e cocriador da campanha Novembro – Mês Nacional de Segurança Aquática. Por 25 anos foi coproprietária da academia Via Esporte. Já palestrou em 9 países. Rafaele é um dos conselheiros da ISSA – International Swim Schools Association, entidade que reúne mais de 20 países, com sede na Austrália, criada para desenvolver a natação infantil e as escolas de natação no mundo. Também foi presidente da UNEN – União Nacional das Escolas de Natação. Ele recebeu o prêmio Kelly Ogle Memorial Safety Award da World Waterpark Association dos EUA, como reconhecimento pelo seu trabalho com segurança aquática.  

10:00 às 11:00 horas

Arquitetando o futuro das escolas de natação

O mercado de atividade física vem mudando muito e um dos segmentos que tem se destacado é o aquático. Nesta palestra vou apresentar um modelo de escola de natação que atende as demandas contemporâneas tanto nos aspectos operacionais quanto nos desejos dos clientes. E repleta de dicas para serem implementadas em seus negócios.

PATRICIA TOTARO

É referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995. Criou a metodologia Trilha da Experiência para desenvolver os projetos de arquitetura de forma estratégica levando em conta as necessidades de cada negócio.  Graduada pela Universidade Mackenzie e com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV;  palestrante nos principais eventos esportivos, como IHRSA I Fitness Brasil,  o mais importante da América Latina; Ihrsa I Mexico; Mercado Fitness I Argentina, Europe Active entre outros  e professora convidada do curso Gestão Executiva da FB  e do MBA em Gestão de Academias de Ginástica da PUC Minas.

Entre os 600.000m² projetados no segmento, destacam-se todas unidades da rede Unique Family Club, cuja unidade Sudoeste foi escolhida pela revista americana CBI, Club Business Internacional, como um dos três clubes com o design mais diferenciado do mundo; a Academia do Esporte Clube Pinheiros, o maior clube privado da América do Sul, a arquitetura de 6 unidades da rede Bio Ritmo (West Plaza, Interlagos, ampliação da Paulista, Morumbi, Shopping Continental e  Higienópolis); o projeto de renovação de toda a estrutura dos clubes da ACM – Associação Crista de Moços do Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul, a criação e implantação das redes Brucke Pilates e Power Cycle, Twelve,  academias de nicho, que sao grandes tendências do mercado bem como a criação e implantação das redes low cost Evolve,  XPrime, Stamina, Easy Fit e Daytona Fitness e um dos projetos mais emblemáticos do mercado, todas as unidades da rede Ecofit Club, a primeira academia ecológica do Brasil, com construção sustentável, que foi capa da Revista Exame PMN (1995) por conta da inovação de sua estrutura.

11:00 às 11:15 horas – INTERVALO

11:15 às 12:15 horas

PAINEL GESTÃO AQUÁTICA

A visão de 2 gestores, Rogério Soares e Mauro Maniglia, com muita experiência no segmento de escolas de natação, gerindo cada um à sua maneira, com similaridades e diferenças na utilização dos indicadores de desempenho, mas, ambos, com resultados comprovados. Eles serão acompanhados da Patrícia Tótaro, que acrescentará na conversa sua visão da experiência do cliente como suporte na melhoria dos indicadores. As interações entre eles e o público, serão moderadas por Rafaele Madormo. Será uma grande oportunidade para quem estiver presente comparar sua maneira de gerir com estes profissionais de destaque do segmento aquático.

ROGÉRIO SOARES

Formado em Educação Física pela FMU, Pós-graduado em Administração de Empresas pela FMU. Especialista em marketing pela MMS. Possui 33 anos de experiência em escolas de natação. Consultor no setor desde 1994 e proprietário da Rubel escola de natação com 5 unidades em SP.

MAURO MAGALHÃES MANIGLIA

Engenheiro Metalurgista pela Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Sócio Proprietário da Mergulho Sport Center fundada em 1991 – Araxá

Unidades I e II: natação e hidroginástica. Sócio proprietário da Evox – Centro de Treinamento, convivência e bem-estar – 1997. Arrendatário área aquática Colégio Salesiano – 2000. Sócio Proprietário da Franquia Xprime Academia Araxá – fundada em 2018. Palestrante da Provider Solutions – São Paulo e FitGroup – BH. Incorporador do Balanced Scorecard em academias de ginástica e natação.

PATRICIA TOTARO

É referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995. Criou a metodologia Trilha da Experiência para desenvolver os projetos de arquitetura de forma estratégica levando em conta as necessidades de cada negócio.  Graduada pela Universidade Mackenzie e com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV;  palestrante nos principais eventos esportivos, como IHRSA I Fitness Brasil,  o mais importante da América Latina; Ihrsa I Mexico; Mercado Fitness I Argentina, Europe Active entre outros  e professora convidada do curso Gestão Executiva da FB  e do MBA em Gestão de Academias de Ginástica da PUC Minas.

Entre os 600.000m² projetados no segmento, destacam-se todas unidades da rede Unique Family Club, cuja unidade Sudoeste foi escolhida pela revista americana CBI, Club Business Internacional, como um dos três clubes com o design mais diferenciado do mundo; a Academia do Esporte Clube Pinheiros, o maior clube privado da América do Sul, a arquitetura de 6 unidades da rede Bio Ritmo (West Plaza, Interlagos, ampliação da Paulista, Morumbi, Shopping Continental e  Higienópolis); o projeto de renovação de toda a estrutura dos clubes da ACM – Associação Crista de Moços do Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul, a criação e implantação das redes Brucke Pilates e Power Cycle, Twelve,  academias de nicho, que sao grandes tendências do mercado bem como a criação e implantação das redes low cost Evolve,  XPrime, Stamina, Easy Fit e Daytona Fitness e um dos projetos mais emblemáticos do mercado, todas as unidades da rede Ecofit Club, a primeira academia ecológica do Brasil, com construção sustentável, que foi capa da Revista Exame PMN (1995) por conta da inovação de sua estrutura.

12:15 às 13:45 horas – ALMOÇO

13:45 às 14:45 horas

Trazendo o “Big Data” e a tecnologia para a natação

A tecnologia está moldando quase todos os aspectos do mundo ao nosso redor, gostemos ou não, em breve moldará a natação. Nesta palestra, Theo compartilhará algumas das maneiras pelas quais a tecnologia e o ‘big data’ podem ajudar a escola de natação a aumentar a participação, melhorar a experiência do cliente e, o mais importante, aumentar a conscientização sobre o trabalho vital que elas desenvolvem. A palestra incluirá sugestões práticas que os proprietários, com diferentes orçamentos, poderão utilizar, incluindo informações sobre a premiada abordagem digital da escola de natação Swimtime, de propriedade de Theo Millward.

THEO MILLWARD - Austrália

É graduado pela Universidade de Lancaster com bacharelado em administração de empresas. Tem experiência na IBM em consultoria de TI e Finanças na Grant Thornton. Em 2016, após 5 anos de experiência na Associação de Professores de Natação do Reino Unido, Theo aproveitou a oportunidade para comprar a maior escola de natação independente e premiada do Reino Unido, a Swimtime.
Atualmente, a Swimtime ensina 20.000 crianças por semana em mais de 300 locais em todo o Reino Unido. Desde a mudança de dono, a Swimtime se concentrou incansavelmente na inovação de processos, observando um aumento no crescimento, o relançamento da marca e a implantação de um sistema de gerenciamento inovador que traz digitalização de ponta, “machine learning” e inteligência artificial para os negócios.
Este projeto recebeu reconhecimento global, tendo sido selecionado para não menos que quatro grandes prêmios e, em julho de 2019, a Swimtime foi coroada a vencedora geral do UK Digital Experience Awards em Londres, superando 67 outras empresas, incluindo Manchester United Football Club, Virgin e 3 bancos.

 

14:45 às 16:15 horas

A fórmula "Hills Swimming"

Julie vai mostrar o modelo vencedor de gestão Hills Swimming, uma das mais importantes e reconhecidas escola de natação da Austrália e com fama internacional. Vão ser abordadas a gestão administrativa e de marketing, além do programa técnico incluindo o treinamento da equipe com mais de 60 professores. A Hills Swimming tem uma unidade com 2600 alunos, de bebês a equipes competitivas.

JULIE ZANCANARO - Austrália

Julie é palestrante em conferências internacionais sobre natação de bebês e esportes aquáticos adaptados há mais de 25 anos. Originalmente Terapeuta Ocupacional Pediátrica, ela agora está concluindo um Mestrado em Pesquisa em Primeira Infância. Defensora do respeito aos direitos dos bebês na educação aquática, Julie faz campanha por uma autorregulação mais forte da indústria. Ela ajudou a desenvolver os cursos australianos de acreditação para bebês e pré-escolas – para AUSTSWIM e Swim Australia.

Em 1996, Julie foi recebedora inaugural do Prêmio Meritório de Serviço ao Ensino de Natação na Austrália, em 2016 foi incluída no Hall da Fama das Escolas de Natação Australianas e, em 2017, o Hall da Fama da Natação Internacional concedeu a ela o prêmio Virginia Hunt Newman International por serviços a Educação Aquática Precoce. Atualmente, faz parte do Comitê de Pedagógico da Associação Australiana de Escolas de Natação (ASSA) e atua no Conselho Consultivo da Associação Internacional de Escolas de Natação (ISSA). Desde 2014, trabalha com o marido Deny, para ajudar a desenvolver o primeiro currículo e programa de treinamento de professores para comunidades indígenas do Pacífico, o Let’s Swim. Deny e Julie têm uma Escola de Natação em Sydney, ensinando 2600 crianças, de bebês a equipes competitivas, deste total 1500 são bebês e pré-escolares, participando das aulas todas as semanas.

 

16:15 às 16:30 horas – INTERVALO

16:30 às 17:30 horas

Investindo na qualidade da água

Hills Swimming de Sidney, instalou há menos de 2 anos, um tratamento de água de última geração. A apresentação mostrará o impacto que esse novo equipamento teve na forma de gerir da piscina, que atende 2600 alunos semanalmente, com resultados na otimização de processos da operação e de manutenção, e melhorando os resultados percebidos pelos clientes. A apresentação oferecerá uma possibilidade aos participantes receberem informações de um sistema operacional moderno explicado por um operador de escola de natação que vive, ou viveu, vários problemas similares aos dos operadores brasileiros.

DENY ZANCANARO - Austrália

Deny é um treinador de nível 2 com 35 anos de experiência no desenvolvimento de jovens nadadores com a filosofia de nadarem bem e amarem o esporte – com muitos competindo nos campeonatos nacionais Australianos e nos campeonatos do Pan-Pacífico. Ele também orientou e inspirou muitos desses nadadores talentosos a se tornarem treinadores de natação de sucesso. Deny se apresentou em conferências australianas e internacionais e, desde 2014, trabalha com sua esposa Julie, para ajudar a desenvolver o primeiro currículo e programa de treinamento de professores para comunidades indígenas do Pacífico, o Let’s Swim.

Uma vez que Deny parou de nadar competitivamente aos 18 anos, ele permaneceu no esporte, treinando e operando em piscinas nacionais. Deny mudou-se para Sydney nos anos 80 e foi o primeiro treinador no centro de Warringah Aquatic em Sydney, com uma equipe competitiva de 200 nadadores. Ele abriu sua primeira escola particular de natação em 1987 e, em 2001, construiu sua atual escola de natação – Hills Swimming – em Sydney, com sua esposa Julie. Deny também é experiente e apaixonado pela inclusão de crianças com deficiência e Hills Swimming oferece aulas semanais adaptadas para mais de 50 crianças com deficiência. Na parte operacional, Deny instalou um sistema de filtragem e tratamento de água de última geração na Hills Swimming e emprega 60 professores de natação que dão aulas para 2600 crianças por semana, de bebês a equipes competitivas.

17:30 às 18:30 horas

O futuro é o franchising: como ampliar seu impacto?

Quando você ouve a palavra franchising, normalmente associa a marcas famosas de fast food dos EUA, como o McDonalds. Mas o que exatamente é franchising? O que realmente significa e como pode ser usado como ferramenta para crescer sua escola de natação e ajudar a ensinar mais crianças a nadar? Nesta sessão, Theo abordará os conceitos básicos de franquia, além de compartilhar os altos e baixos para ajudá-lo a avaliar se esse seria um método adequado de crescimento para o seu negócio.

THEO MILLWARD - Austrália

É graduado pela Universidade de Lancaster com bacharelado em administração de empresas. Tem experiência na IBM em consultoria de TI e Finanças na Grant Thornton. Em 2016, após 5 anos de experiência na Associação de Professores de Natação do Reino Unido, Theo aproveitou a oportunidade para comprar a maior escola de natação independente e premiada do Reino Unido, a Swimtime.
Atualmente, a Swimtime ensina 20.000 crianças por semana em mais de 300 locais em todo o Reino Unido. Desde a mudança de dono, a Swimtime se concentrou incansavelmente na inovação de processos, observando um aumento no crescimento, o relançamento da marca e a implantação de um sistema de gerenciamento inovador que traz digitalização de ponta, “machine learning” e inteligência artificial para os negócios.
Este projeto recebeu reconhecimento global, tendo sido selecionado para não menos que quatro grandes prêmios e, em julho de 2019, a Swimtime foi coroada a vencedora geral do UK Digital Experience Awards em Londres, superando 67 outras empresas, incluindo Manchester United Football Club, Virgin e 3 bancos.

 

DIA 20 – SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA, 20/03/20 – das 09h00 às 13h00

Técnica dos nados crawl e costas para crianças de 9 a 12 anos. Vivência e orientação das técnicas em sala.

A natação infantil é uma atividade ampla que contempla o estímulo e desenvolvimento dos 3 domínios (afetivo, cognitivo e motor) e um dos objetivos finais é desenvolver a natação. Esse curso trará ferramentas para analisar, demonstra e construir a técnica dos nados crawl e costas em crianças, além de desenvolver artifícios para criar novos exercícios técnicos.

THIAGO HENRIQUE NUNES FERREIRA

Mestre em Ciências com Aplicação a Fisiologia do Exercício pela UNIFESP; Coordenador Adjunto e professor do curso de Educação Física do Centro Universitário FMU; Coordenador dos cursos de Pós-graduação de Atividades Aquáticas pela FMU e Estácio de Sá; Master Trainer Nacional Acqua da rede de Academias Bodytech. Técnico de Natação Universitária da Escola Paulista de Medicina.

 

DIA 20 – SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA, 20/03/20 – das 14h00 às 18h00

Bebê Aquático

O liame ou conexão entre a água e o ar, em que ocorre a estimulação motora em meio líquido, reflete a passagem do bebê do meio intra para o extrauterino, como um continuum natural. A capacidade da resposta do reflexo da epiglote é um indicativo de um resquício filogenético e da necessidade do bebê permanecer em contato com a água, afinal se o bebê nasce com o reflexo locomotor de nadar, por que não o aproveitar?

ROSSANA DE VASCONCELOS PUGLIESE VITO

Doutora em Psicologia Social (UERJ); Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB); Especialista em Psicomotricidade (UCAM); Graduada em Educação Física (UFRJ). Possui Formação em Psicanálise e na Prática Psicomotora Bernard Aucouturier. Professora do IBMR e da Universidade Estácio de Sá. Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu na UNISAUDE EDUCACIONAL. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Criança – LABESCRI® e do Laboratório de Estudos do Movimento – LABMOVI/ IBMR. Autora do livro Bebê Aquático. Mentora e Responsável Técnica do MÉTODO BABYGYM®. E mãe!

DIA 20 – SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA, 20/03/20 – das 19h00 às 21h00

Os tipos constitucionais e o desenvolvimento dos sentidos nas aulas de natação

A proposta deste curso é mostrar como as características dos tipos constitucionais (criança de cabeça grande, criança de cabeça pequena, criança rica em fantasia, criança pobre em fantasia, criança cósmica e criança terrena) podem influenciar nas aulas de natação e no desenvolvimento do dia a dia da criança. Além disso, mostrar quais os 4 sentidos básicos (tato, vital, movimento e equilíbrio) que são desenvolvidos no primeiro setênio, dos 0 aos 7 anos, segundo Rudolf Steiner. 

Esse conhecimento dará ao professor de natação a possibilidade de entender e interagir melhor com seu aluno bem como estimular o desenvolvimento dos sentidos e, assim, oferecer uma aula que o atinja de forma mais envolvente, eficiente e saudável.

AUDREY DE CÁSSIA PELLEGRINI

Educadora Física, Pós-Graduada em Psicopedagogia com formação em Medicina Antroposófica e Aconselhadora Biográfica. Atuação em São Paulo como psicopedagoga, aconselhadora biográfica, com orientações para pais sobre o desenvolvimento infantil.

DIA 21 – SÁBADO

SÁBADO, 21/03/20 – das 08h00 às 12h00

Alterações sensório motoras no autismo e a inclusão efetiva nas aulas de natação. O que fazer? Como lidar?

TEA na perspectiva da neurociência (conceito, classificação, epidemiologia, diagnóstico, sinais e sintomas, causas – genética x ambiente, impactos sociais e econômicos); Inclusão e Legislação; Características do TEA e o desdobramento da aprendizagem; Breve abordagem comportamental e o apoio ao comportamento positivo; Estratégias de ensino no TEA e a importância do APOIO VISUAL; Princípios gerais sobre a Psicomotricidade no Brasil (conceito, teoria, atuação); Neuropsicomotricidade como nova terminologia; Alterações motoras no TEA: fatores (bases) psicomotores (as) x Como a psicomotricidade pode auxiliar?, Brincar X Aprender, Alterações nos ritmos biológicos e como isso impacta no desenvolvimento do TEA, Música e o Autismo; Psicomotricidade e Natação no TEA.

TARITA INOUE

Fisioterapeuta graduada pela USP (Campus SP); Pós-graduada em Psicomotricidade (VemSer); Fisioterapeuta em Pneumologia (UNIFESP) e Fisioterapia Cardiovascular (IDPC); Certificada (módulo I e IV), em Integração Sensorial pela Clínica Ludens em parceria com WPS e Universidade do Sul da California, Cursos específicos em TEA como PECS, SON-RISE, AT EASE Learning, Fisioterapeuta do centro de reabilitação do instituto do câncer do estado de São Paulo na faculdade de medicina da USP e Mãe do Lucas (10 anos) com autismo.

SÁBADO, 21/03/20 – das 13h20 às 14h30

Solenidade: Abertura Oficial, Homenagem, Entrega de Certificados dos Pôsteres, ABPNI

SÁBADO, 21/03/20 – das 14h30 às 15h30

100 mil km em 60 minutos – Resumo de 5 viagens pelo mundo da natação infantil em 12 meses.

Vamos fazer um apanhado do que mais importante vimos e veremos nas visitas a escolas de natação e nos eventos que participamos e participaremos até a realização do 12º CBNI. São 100 mil km de viagens entre Brasil, México, EUA, Portugal, Singapura e China.

Sandra Rossi Madormo

Sandra Rossi Madormo foi nadadora durante sua infância e adolescência, e seguindo sua paixão se formou em educação física e se especializou em natação para bebês e crianças, atividade que exerce há mais de 38 anos, em diferentes funções – auxiliar, professora, coordenadora e diretora técnica. Com pós-graduação em psicomotricidade, também fez cursos nos EUA e na França. Ministra aulas de pós-graduação em natação infantil e bebês além de ser palestrante nacional e internacional, tendo se apresentado até o momento em 12 países. Sandra é cofundadora do INATI, CBNI, ABPNI e do SIGEN e cocriadora da campanha Novembro – Mês Nacional de Segurança Aquática. Por 25 anos foi coproprietária da academia Via Esporte. Ela faz parte da AIDEA – Asociación Iberoamericana de Educación Acuática Especial e Hidroterapia com sede na Espanha e recentemente foi reconhecida por seu trabalho com o Prêmio Mundial Buenas Práticas Inclusivas pela Associacion Mundial de Educacion Especial com sede em CUBA.

Rafaele Madormo

Rafaele Madormo se formou em Comunicação Social e Marketing com pós-graduação e MBA nessas áreas. Trabalhou em grandes empresas nacionais e internacionais de saúde e esporte antes de voltar seu foco para a natação infantil. É cofundador do INATI, CBNI, ABPNI e do SIGEN e cocriador da campanha Novembro – Mês Nacional de Segurança Aquática. Por 25 anos foi coproprietária da academia Via Esporte. Já palestrou em 9 países. Rafaele é um dos conselheiros da ISSA – International Swim Schools Association, entidade que reúne mais de 20 países, com sede na Austrália, criada para desenvolver a natação infantil e as escolas de natação no mundo. Também foi presidente da UNEN – União Nacional das Escolas de Natação. Ele recebeu o prêmio Kelly Ogle Memorial Safety Award da World Waterpark Association dos EUA, como reconhecimento pelo seu trabalho com segurança aquática.  

SÁBADO, 21/03/20 – INTERVALO das 15h30 às 16h00

SÁBADO, 21/03/20 – das 16h00 às 17h30

Sistema Sensorial – abaixo de 3 anos: o que funciona e por quê.

A Julie discutirá as diferenças no processamento sensorial – tanto em crianças com deficiência como em crianças que podem ter alguns desafios com atenção e aprendizado; e também bebês e crianças que estão aprendendo naturalmente a regular seus sistemas sensoriais.

Ela vai explorar a ciência do cérebro para explicar as razões pelas quais isso está acontecendo

Se concentrará em ferramentas práticas de ensino para ajudar as crianças a regular os sistemas sensoriais e a alcançar seu potencial de aprendizado.

A palestra será muito útil para professores de bebês, mas também incentiva os professores em geral a ter mais confiança no trabalho com crianças com deficiência.

JULIE ZANCANARO – Austrália

Julie palestra em conferências internacionais sobre natação de bebês e esportes aquáticos adaptados há mais de 25 anos. Originalmente Terapeuta Ocupacional Pediátrica, ela agora está concluindo um Mestrado em Pesquisa em Primeira Infância. Defensora do respeito aos direitos dos bebês na educação aquática, Julie faz campanha por uma autorregulação mais forte da indústria. Ela ajudou a desenvolver os cursos australianos de acreditação para bebês e pré-escolas – para AUSTSWIM e Swim Australia.

Em 1996, Julie foi recebedora inaugural do Prêmio Meritório de Serviço ao Ensino de Natação na Austrália, em 2016 foi incluída no Hall da Fama das Escolas de Natação Australianas e, em 2017, o Hall da Fama da Natação Internacional concedeu a ela o prêmio Virginia Hunt Newman International por serviços de Educação Aquática Precoce. Atualmente, faz parte do Comitê de Pedagogia da Associação Australiana de Escolas de Natação e atua no Conselho Consultivo da Associação Internacional de Escolas de Natação. Desde 2014, trabalha com o marido Deny, para ajudar a desenvolver o primeiro currículo e programa de treinamento de professores para comunidades indígenas do Pacífico, Let’s Swim. Deny e Julie têm uma Escola de Natação em Sydney, ensinando 2600 crianças, de bebês a equipes competitivas, deste total são 1500 bebês e pré-escolares participando das aulas todas as semanas.

SÁBADO, 21/03/20 – das 17h30 às 18h30

PAINEL ABPNI - Criatividade na natação infantil: limites entre o ensino e o entretenimento.

O painel da ABPNI traz este tema com a proposta de dialogar sobre como a criatividade vem impactando as práticas pedagógicas dos profissionais de natação infantil em todo o Brasil. Em uma ampla diversidade de ideias e propostas qual é o espaço que a criatividade ocupa nas aulas de natação infantil? A criança realmente só aprende se tiver uma proposta criativa? Será que para que a criança esteja envolvida e motivada é necessário apresentar intervenções muito elaboradas para alcançar resultados? Ou através de estratégias mais simples, seguras e planejadas podemos atingir os mesmos objetivos? Em um mundo globalizado onde as informações chegam através das formas mais diversificadas, estamos enquanto profissionais apenas reproduzindo por imitação ou estamos contextualizando as atividades criativas com as habilidades aquáticas?

As aulas criativas são possibilidades para as crianças com deficiência aprendam nas aulas de natação? O que é mito e o que é verdade quando se propõe utilizar essa diversidade de ideias criativas para as crianças atípicas? O que o professor que atua na natação adaptada e inclusiva precisa conhecer de cada criança com transtornos do desenvolvimento, para realizar uma intervenção sustentada por ideias criativas. O que de fato é a aplicação da criatividade em uma metodologia, que cumpra de forma eficaz, responsável e segura o compromisso de ensinar natação infantil e não apenas tornar as aulas um espaço de entretenimento, onde deixamos de lado os pilares que sustentam uma aprendizagem significativa e eficiente? 

 

DENISE ARAÚJO

Licenciada em Educação Física – CREF 000080-G/MA. Certificação NSSA (México 1997) Pós-graduada em Ciências do Esporte. Especialista em Psicomotricidade – França. Presidente da União Nacional das Escolas de Natação gestões 1999 e 2008. Presidente do CREF da Seccional do Maranhão – desde 2008.

Sócia-proprietária da ACADEMIA VIVA ÁGUA – São Luís – MA; e Diretora Pedagógica. Acadêmica fundadora da ABPNI

JOCIAN MACHADO

Professora de Educação Física. Psicomotricista pela SBP. Formadora da Psicomotricidade Aquática no Brasil e exterior. Mestre em Educação Especial, Neuropsicologia e Exercício e Saúde. Diretora da Água & Vida – Curitiba – PR. Autora de vários livros. Acadêmica da ABPNI.

FABRÍCIO MADUREIRA

Mestre em aprendizagem motora – USP. Pós-graduado em Fisiologia do Exercício – UNIFESP e Treinamento Desportivo – UNIMES; Titular das cadeiras de Natação e Aprendizagem Motora – FEFIS, UNIP e UNIMONTE; Titular da cadeira de Anatomia dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Educação Física – UNIP. Professor de pós-graduação – UNIMONTE, UNISANTA, UNICEUMA e ENAF; Membro do Laboratório de Comportamento Motor (LACOM) – USP e Coordenador do Grupo de Estudos e Tecnologia em Atividades Aquáticas (GETAA) – Santos. Revisor técnico da Editora Manole. Autor de mais 200 publicações em congressos nacionais e internacionais. Acadêmico fundador da ABPNI.

RENATA RODRIGUES

Graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho.

Pós-Graduada em ATIVIDADES AQUÁTICAS-UGF. Pós-Graduada em PSICOMOTRICIDADE-UNESA. Formada em Educação e Terapia Bernard Acouturrirer

Coordenadora Pedagógica das Atividades Aquáticas da Universidade da Saúde RJ. Gerente do Depto. Aquático Cia Athletica-RIO. Supervisora do Programa Baby Cia Athletica-RIO. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino – RJ. Professora da Pós-Graduação em Psicomotricidade – UCB/RJ. Professora da Pós-Graduação em Natação e Hidroginástica – UGF/RJ/UCB e ENAF. Conselheira do CREF 1 Rio de Janeiro. Palestrante em diversos Congressos no Brasil, Uruguai e Argentina. Acadêmica fundadora da ABPNI.

DOMINGO, 22/03/20 – das 08h30 às 10h15

Trabalhando a postura e evitando lesões de ombro em nadadores jovens.

Na natação pura desportiva, as lesões no ombro têm uma elevada incidência, manifestando-se por vezes em nadadores muito jovens. Paralelamente, alterações posturais ao nível da cintura escapular são tidas como recorrentes em nadadores, sendo uma das causas de posterior lesão. Desta forma, pretendemos com esta palestra, alertar para a importância do trabalho postural e reforço muscular na prevenção de lesões em nadadores jovens, apresentando dados concretos de investigações realizadas com este objetivo.

Nuno Miguel dos Prazeres Batalha, PhD - Portugal

Professor na Universidade de Évora (Portugal), onde é o Diretor do Departamento de Desporto e Saúde. Doutorado em Ciências do Desporto. Possui Licenciatura em Educação Física e Desporto e Mestrado em Treino de Jovem Atleta. É investigador – membro integrado do CHRC – Comprehensive Health Research Center. É também vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação. No seu currículo conta com várias publicações em revista internacionais com impacto, essencialmente na área da performance desportiva, treino de força e reforço muscular no âmbito da prevenção de lesões.

DOMINGO, 22/03/20 – INTERVALO das 10h15 às 10h45 

DOMINGO, 22/03/20 – das 10h45 às 12h30

Uma metodologia de desenvolvimento – da iniciação dos bebês aos nados.

A metodologia da Escola de Natação Hills Swimming opera com mais de 200 habilidades avaliáveis – cada uma com critério definido para administrar as progressões das habilidades básicas, de cada um dos nados e de segurança aquática.

A palestra será enriquecida com muitos vídeos das aulas e trechos dos manuais de ensino on-line para oferecer uma visão abrangente da metodologia de uma das mais respeitadas escolas de natação da Austrália, com mais de 2600 alunos. A apresentação será liderada pela Julie com a participação especial do Deny Zancanaro.

JULIE ZANCANARO – Austrália

Julie palestra em conferências internacionais sobre natação de bebês e esportes aquáticos adaptados há mais de 25 anos. Originalmente Terapeuta Ocupacional Pediátrica, ela agora está concluindo um Mestrado em Pesquisa em Primeira Infância. Defensora do respeito aos direitos dos bebês na educação aquática, Julie faz campanha por uma autorregulação mais forte da indústria. Ela ajudou a desenvolver os cursos australianos de acreditação para bebês e pré-escolas – para AUSTSWIM e Swim Australia.

Em 1996, Julie foi recebedora inaugural do Prêmio Meritório de Serviço ao Ensino de Natação na Austrália, em 2016 foi incluída no Hall da Fama das Escolas de Natação Australianas e, em 2017, o Hall da Fama da Natação Internacional concedeu a ela o prêmio Virginia Hunt Newman International por serviços de Educação Aquática Precoce. Atualmente, faz parte do Comitê de Pedagogia da Associação Australiana de Escolas de Natação e atua no Conselho Consultivo da Associação Internacional de Escolas de Natação. Desde 2014, trabalha com o marido Deny, para ajudar a desenvolver o primeiro currículo e programa de treinamento de professores para comunidades indígenas do Pacífico, Let’s Swim. Deny e Julie têm uma Escola de Natação em Sydney, ensinando 2600 crianças, de bebês a equipes competitivas, deste total são 1500 bebês e pré-escolares participando das aulas todas as semanas.

DENY ZANCANARO - Austrália

Deny é um treinador de nível 2 com 35 anos de experiência no desenvolvimento de jovens nadadores para nadarem bem e amarem o esporte – com muitos competindo nos Campeonatos nacionais Australianos e nos Campeonatos do Pan-Pacífico. Ele também orientou e inspirou muitos desses nadadores talentosos a se tornarem treinadores de natação de sucesso. Deny se apresentou em conferências australianas e internacionais e, desde 2014, trabalha com sua esposa Julie, para ajudar a desenvolver o primeiro currículo e programa de treinamento de professores para comunidades indígenas do Pacífico, o Let’s Swim.

Uma vez que Deny parou de nadar competitivamente aos 18 anos, ele permaneceu no esporte, treinando e operando em piscinas nacionais. Deny mudou-se para Sydney nos anos 80 e foi o primeiro treinador no centro de Warringah Aquatic em Sydney, com uma equipe competitiva de 200 nadadores. Ele abriu sua primeira escola particular de natação em 1987 e, em 2001, construiu sua atual escola de natação a Hills Swimming – em Sydney, com sua esposa Julie. Deny também é experiente e apaixonado pela inclusão de crianças com deficiência e a Hills Swimming oferece aulas semanais adaptadas para mais de 50 crianças com deficiência. Na parte operacional, Deny instalou um sistema de filtragem e tratamento de água de última geração na Hills Swimming e emprega 60 professores de natação que dão aulas para 2600 crianças por semana, de bebês a equipes competitivas.

DOMINGO, 22/03/20 – das 14h00 às 14h30

PALESTRA DO PARTICIPANTE

ESTILOS PARENTAIS E A PRÁTICA ESPORTIVA DA NATAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

A apresentação vai mostrar o resultado do estudo desenvolvido na academia CEMS de Maringá com o objetivo de verificar os estilos parentais e os significados da prática esportiva da natação (na percepção dos pais) de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Ana Cláudia Cesário Marchiotto.

DOMINGO, 22/03/20 – das 14h30 às 15h30

O cérebro gosta de brincar

A palestra transcorre num diálogo teórico/prático, pelo qual o desenvolvimento neuropsicomotor desde a vida intrauterina e a presença do comportamento lúdico na aprendizagem infantil são tratados levando em consideração o brincar em meio aquático, as interações sociais, emoções e a tríade medo/confiança/segurança.

PROF. ME. LIANA CRISTINA PINTO TUBELO

Mestre em Educação, Especialista em Neuropsicologia, Ciências do Movimento Humano, Prof. Educação Física, psicomotricista e brinquedista pela ABBri. Professora em pós-graduação de IES do Brasil, palestrante, colunista e autora de livros.

DOMINGO, 22/03/20 – das 15h30 às 16h30

Como as cadeias musculares se comportam na natação.

Os músculos se organizam em famílias e formam conjuntos psiconeuromusculares que mobilizam nossas cadeias articulares e constroem nossos gestos. O excesso de estímulos numa cadeia muscular, pode provocar disfunções por conta do desequilíbrio. Entender como as cadeias musculares se comportam é entender nossa postura e forma do corpo.

CLAUDIA HOFFELDER

Profissional de Educação Física pela UNISA, Psicomotricista pelo GAE, Terapeuta de Reorganização Neurofuncional pelo Padovan e Neuropsicopedagoga pela Censulpeg. Atuou como professora de natação de bebês e infantil por 10 anos, ministra aulas em pós-graduação e é palestrante.

DOMINGO, 22/03/20 – ENCERRAMENTO às 16h30