Treinadores gostosões

Venho pensando em escrever sobre isto há algum tempo. Tenho convicção de que se não existissem as redes sociais, especialmente Instagram e Facebook, provavelmente este tema jamais seria digno de nota, pois embora houvesse antes, ficava restrito a meia dúzia de pessoas, mas agora…
Problema: os milhares de personaltrainers que postam selfies de si mesmos para mostrar seus corpos magros, sarados, esculpidos, com objetivo de:
a) atrair clientes?
b) atrair parceiros sexuais?
c) alimentar o próprio ego?
d) ganhar uma grana como muso/musa fitness?
e) nda
Nada tenho (muito pelo contrário) contra os gostosões, muitíssimo menos contra as gostosonas… porém tenho alguma experiência profissional e asseguro a vocês: o número de possíveis clientes que podem vir a tomar a decisão de treinar com você porque seu corpo de biquíni na foto do Insta está sensacional, é ínfimo (sim, ínfimo é um adjetivo da língua portuguesa, que também pode se aplicar ao tamanho do biquini).
“Sua perfeição física não é o motivo pelo qual os clientes chegam, e definitivamente não é pelo que o cliente talvez fique com você por um longo tempo”, já diz meu amigo Thomas Plummer sabiamente.
Vejo diariamente as fotos de treinadores antes do treino, após o treino, antes/depois, na piscina, na frente do espelho com pouca roupa, com pose de musculoso/a, etc. Tem uma em particular aqui de São Paulo, que posta praticamente todos os dias uma foto dela mesma ao redor da piscina, em um biquíni minúsculo. Ela tem um corpo de maromba como é comum hoje em dia. E que geralmente só atrai outros/as marombas.
Atenção: os clientes NÃO se sentem motivados pelo seu (você, treinador/a) corpo! Se quer (e não há problema algum desde que permitam) postar fotos dos seus resultados, use fotos dos seus clientes! Você tem clientes que conquistaram resultados, que estão felizes e mais saudáveis devido ao seu trabalho? Isso sim interessa às pessoas. Ou melhor ainda, deixe seus clientes postarem as fotos deles mesmos mostrando os resultados. Vai chover gente querendo saber como conseguiram. Chuva na sua horta.
A internet tem milhares de sites onde você pode atribuir notas, estrelas, pontos, comentários a empresas e serviços. E quando você procura um hotel por exemplo, você quer ver o que dizem/mostram os clientes que lá estiveram, ou quer ver o que dizem/mostram os donos do hotel? PQP! Para tudo mais parece óbvio que o que importa são os resultados de quem usa, não os seus!
A verdade é que os clientes (pessoas normais) não acham nada extraordinário você ser sarado/a. Para as pessoas normais, você passa o dia todo em ambiente de academia ou envolvido com exercício, treina muito mais do que eles tem tempo ou vontade para, e portanto (para eles) é obrigação sua estar em forma. Mesmo que sua vida não seja assim (e sabemos que não é), você é sim DIFERENTE da maioria das pessoas quando se trata de exercício. Convive com isso há anos, tem paixão por exercitar-se e fez/faz isso durante muito mais tempo e com mais regularidade do que as pessoas normais acham que poderão fazer.
Ou você acha que algum cliente confiou em você no início por causa dos seus selfiessemi-nus, ou dos vídeos levantando cargas que ele/a nem imagina e fazendo uma cara sexy? E aí ele/a acreditou que se você consegue ficar sarado assim, imagina o que poderá fazer com o corpo dele/a? Se você acredita nisso, então você é um idiota que deveria ser afastado do convívio profissional com outras pessoas.
O que se espera de um profissional é que ele demonstre que tem muito conhecimento, muita experiência e resultados comprovados com outros clientes. Que ele possa individualmente levar cada uma das pessoas que decide pagar por seu serviço a alcançar os objetivos com segurança e eficazmente.
Mostrar seu corpaço na rede social só serve para inflar o seu ego. Para a maioria das pessoas, será na verdade um motivo para NÃO escolher você como seu treinador. E convenhamos, seu físico perfeito não vai durar para sempre. E aí vai fazer o que? Por outro lado, as habilidades que você desenvolver como “gestor de atividade física” para a vida das pessoas que precisam, podem durar para sempre e garantir a você uma carreira longa e próspera.
Pense nisso antes de postar seu próximo selfie. A profissão agradece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *